A Rádio Vidigueira criou um espaço inteiramente dedicado aos jovens do concelho chamado Overground. É transmitido duas vezes por mês durante o programa Renascer, às quintas feiras, das 10h às 11h.
Segundo Ana Coutinho e David Borges, este espaço servirá para "destapar" os problemas com que os jovens do concelho se deparam e discuti-los abertamente com alguns convidados. Os temas serão variados, nomeadamente, saúde, educação, formação, emprego, empreendedorismo e iniciativas variadas. Desta forma, pretende-se debater a evolução da Geração Rasca e Underground (debaixo do solo) para a nova geração à Rasca que quer estar Overground (em cima do solo).
Na emissão de hoje a convidada Patrícia Pires falou sobre a sua experiência educativa no concelho. A falta de acompanhamento da comunidade educativa nas escolhas para o ensino superior, a necessidade de sair de "casa" para realizar um curso superior e a falta de apoio na universidade para a empregabilidade foram experiências relatadas. Assim como o David e a Ana compararam as ofertas do ensino profissional do concelho com o secundário "normal" do distrito em relação à aquisição de competências e, à utilidade das mesmas na vida académica. Constatou-se que, para eles, existiu falta de acompanhamento psicológico durante todo o processo educativo dentro do concelho visto terem tido imaturidade na tomada de decisões importantes para a sua vida académica e, por sinal, terão repercussões na vida profissional. A falta de um conhecimentos mais profundo das opções disponíveis, também os fez divergir dos seus sonhos e ambições. Estas e outras incertezas na oferta educativa e profissional é, sem dúvida, um problema que abrange todos os jovens do concelho.
Aguardamos o desenrolar deste programa na próxima edição de dia 10 de Março.
Sem comentários:
Enviar um comentário