sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Parabéns Eco-Escola!

Foram aprovados para desenvolvimento os dois projectos apresentados pela escola de Vidigueira ao Prémio "Ciência na Escola", promovido pela Fundação Ilídio Pinho em parceria com o Ministério da Educação e o Banco Espírito Santo.
Sendo eles:
- Monitorização de Ninhos artificiais para Aves insectívoras (2º Escalão)
- Indicadores biológicos da qualidade da água - Os Macroinvertebrados da Ribeira do Freixo (3º Escalão)

http://fundacaoip.locais.net/media/uploads/site/PFIP_9Ed_2010-2011_listas.pdf

Dos 701 projectos apresentados, o Júri Nacional aprovou para desenvolvimento 351 projectos.
 

2 comentários:

APEE do Agrupamento de Vidigueira disse...

e assim se começa:

O Agrupamento de Escolas de Vidigueira propõe actividades no âmbito do programa eco-escola para o conhecimento dos invertebrados que existem na Ribeira do Freixo. Através destes animais podemos ficar a conhecer se o rio é muito poluído ou não e avaliar a qualidade da água.
Esta é uma das maneiras que a escola planeou para que os alunos tivessem contacto com o meio natural e aprenderem a identificar situações de perturbação do meio aquático e alertar, se necessário, as autoridades locais, promovendo uma cidadania activa.
Os macroinvertebrados são organismos aquáticos visíveis a olho nu ou com ajuda de uma lupa. São vermes, moluscos, crustáceos, larvas e adultos de insectos, entre outros. Estes organismos são indicadores da qualidade da água porque alguns são sensíveis à poluição e outros são muitos tolerantes.
Os alunos irão recolher amostras de macroinvertebrados, identificá-los e tirar conclusões sobre a qualidade da água da Ribeira do Freixo na Primavera de 2011.

APEE do Agrupamento de Vidigueira disse...

Os alunos do 5º e 8º ano do Agrupamento de Escolas de Vidigueira vão ter como actividade colocar ninhos para aves insectívoras no pinhal das Piscinas Municipais entre os finais de Fevereiro e início de Março.
Os alunos irão restaurar os ninhos artificiais que foram colocados o ano passado e colocá-los em pontos estratégicos no Pinhal das Piscinas Municipais.
Esta actividade tem como principal objectivo atrair Biodiversidade ao espaço envolvente de escola, controlar espécies como a lagarta processionária do pinheiro.
A escola vai ser ajudada pelo Laboratorio de Ornitologia da Universidade de Évora em parceria com a Câmara Municipal da Vidigueira.