sexta-feira, 20 de maio de 2011

Educar sem "palmadinhas" e sem gritar – será possível? Há provas de sucesso?

Actualmente muitos pais sentem-se frustrados porque não recorreram às antigas “palmadinhas” a que estiveram sujeitos … e hoje “perderam” o controlo ou o respeito por parte dos filhos.
O que falhou? Como reagir a estas situações? Será que é possível Educar adequadamente sem recorrer aos métodos à antiga e sem deixar a criança fazer tudo o que quer?
Tenho  recebido bastantes emails a questionarem-me sobre quais as técnicas ou acções que utilizo ou preconizo junto dos Pais/Encarregados de Educação, inspiradas nos conhecimentos mais recentes da psicologia, e que estão a contribuir de uma forma notória para que estes exerçam as suas  funções parentais de uma maneira muito mais agradável, positiva, eficaz, motivadora, confiante,  … , junto dos seus educandos.
Questionam-me também, e com razão, sobre os resultados reais que se obtêm junto dos seus educandos. Será que a metodologia que utilizo no apoio aos Pais/EE os ajuda, efectivamente, a obterem resultados positivos ou surpreendentes juntos dos seus educandos aos níveis do cumprimento de regras, motivação escolar, respeitar a autoridade paterna, aumentar os afectos e melhorar o relacionamento pai-filho, criar mais tranquilidade em casa, …?
Nada melhor para responder a esta pergunta do que o visionamento de um documentário, adaptado por mim, baseado num caso real, onde são utilizadas muitas das mesmas acções que eu defendo nas formações para Pais/Encarregados de Educação na Escola de Pais da COE.
Convido-o, caro leitor, a ver alguns desses resultados, entre muitos outros possíveis, que poderá usufruir com os serviços que realizo através da Escola de Pais do Projecto COE:



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